O que é a
Psicologia da Educação?
A psicologia da
educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes
educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da
psicologia no ensino e nas escolas.
Embora os termos “psicologia educativa/educacional” e “psicologia escolar”
sejam muitas vezes utilizados como sinônimos investigadores e teóricos, são
susceptíveis de ser identificados como psicólogos educacionais
enquanto que nas escolas profissionais ou relacionadas com a escola definições
são identificados como psicólogos escolares.
A Importância da
Psicologia da Educação
na Formação Docente
A Psicologia da Educação é
uma disciplina que auxilia na formação do professor. Com ela o professor
consegue desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências,
atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres
docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática
social, lhes coloca no cotidiano.
Essa ferramenta pode
contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria
identidade, para a partir dela, constituir e transformar as suas habilidades
docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Os compromisso da psicologia com a educação está relacionado com a nossa
posição sobre o papel da educação e dos educadores na sociedade.
O individualismo em pedagogia obteve sua ênfase com o desenvolvimento da psicologia
humanista que divulgou a educação como processo de adequação pessoal
frente às influencias ambientais, cada indivíduo possui características que são universais e
independem da influencia do meio social, cabendo à psicologia conhecer esses
traços universais.
Com essa ferramenta o professor deverá saber que os estudantes possuem
histórias e experiências, práticas linguísticas, culturas e talentos, suas
tristezas e alegrias, suas angustias e seus ideais, suas qualidades e defeitos,
e reconhecer a individualidade de cada um. E também compreender que a
escola é um espaço de educação da personalidade e que professor necessita
de um conjunto de habilidades pedagógicas, essencialmente comunicativas, que
lhe permita uma interação total com o aluno, que se constitua em um espaço de comunicação
efetiva para o desenvolvimento da personalidade.
Postado por: Gabriela Raiz e Luana Ziravello.
Fonte:
http://redepsicologia.com/psicologia-da-educacao
http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/2036457-contribui%C3%A7%C3%A3o-da-psicologia-daeduca%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2QyEnNUoL
http://pesquisandoonline.blogspot.com.br/2009/11/psicologia-e-formacao-de-professores.html
http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/reflexoes-sobre-a-psicologia-da-educacao
http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/2036457-contribui%C3%A7%C3%A3o-da-psicologia-daeduca%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2QyEnNUoL
http://pesquisandoonline.blogspot.com.br/2009/11/psicologia-e-formacao-de-professores.html
http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/reflexoes-sobre-a-psicologia-da-educacao







0 comentários:
Postar um comentário