" O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS? "

.

sábado, 6 de abril de 2013

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO




O que é a Psicologia da Educação?

A psicologia da educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas.

Embora os termos “psicologia educativa/educacional” e “psicologia escolar” sejam muitas vezes utilizados como sinônimos investigadores e teóricos, são susceptíveis de ser identificados como psicólogos educacionais enquanto que nas escolas profissionais ou relacionadas com a escola definições são identificados como psicólogos escolares.


A Importância da Psicologia da Educação na Formação Docente


A Psicologia da Educação é uma disciplina que auxilia na formação do professor. Com ela o professor consegue desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano.

Essa ferramenta pode contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria identidade, para a partir dela, constituir e transformar as suas habilidades docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor. Os compromisso da psicologia com a educação está relacionado com a nossa posição sobre o papel da educação e dos educadores na sociedade.


O individualismo em pedagogia obteve sua ênfase com o desenvolvimento da psicologia humanista que divulgou a educação como processo de adequação pessoal frente às influencias ambientais, cada indivíduo possui características que são universais e independem da influencia do meio social, cabendo à psicologia conhecer esses traços universais.

Com essa ferramenta o professor deverá saber que os estudantes possuem histórias e experiências, práticas linguísticas, culturas e talentos, suas tristezas e alegrias, suas angustias e seus ideais, suas qualidades e defeitos, e reconhecer a individualidade de cada um. E também compreender que a escola é um espaço de educação da personalidade e que professor necessita de um conjunto de habilidades pedagógicas, essencialmente comunicativas, que lhe permita uma interação total com o aluno, que se constitua em um espaço de comunicação efetiva para o desenvolvimento da personalidade.

Postado por: Gabriela Raiz e Luana Ziravello.

Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário