" O QUE É SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS? "

.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Novas Tecnologias e a Mediação Pedagógica.

Aprendizagem significativa que valorize e resinifique o aprender do educando, através das da tecnologia na educação e suas ferramentas.
 
As ferramentas tecnológicas sendo, usadas em sala de aula.
 
 
O aluno assume um papel de aprendiz ativo.
 
O professor como papel de mediador entre o aluno e sua aprendizagem frente ferramentas as tecnológicas na educação.
 
 
Assumindo um papel de facilitador dos novos saberes do educando sendo que  o processo de ensino e aprendizagem abrange desenvolvimento intelectual afetivo de competência.
Tais recursos devem ser usados de forma coerente, sempre levando em consideração que o educando é o papel fundamental neste processo, para tanto, faz se necessário que o professor além de mediador deste processo também deve ser um orientador bem como um incentivador nos diversos ambiente de aprendizagem.
 
Problematizar e usar estratégias que  desafie os educando  em  buscar e  ter fascínio em aprender, só há aprendizagem desde que o objeto a aprender tenha significado, ou seja uma relação sujeito objeto frente as novas tecnologia, algo só tem  a função social de aprender desde que interesse para o educando para que se envolva em tal aprendizado.
Técnicas de dinâmica em grupo
Em seu processo  de aprendizagem frente  a tecnologia,  exige que se trabalhe técnicas e mediações pedagógicas que incentive a participação dos alunos, havendo interação entre ele e a pesquisa.
O professor tem um papel de um agente promotor ou seja, promovendo uma mediação pedagógica entre aluno computador intervindo de maneira dialógica para  que promova o pensamento critico do aluno e fascinando-o em seu  do processo de aprendizagem,  que constrói  se reconstrói em todo o tempo.  Sendo uma via de mão dupla onde todos aprendem, aluno professor e professor aluno.
 
Segundo Perez: “A mediação pedagógica busca abrir um caminho a novas relações do estudante com outros textos, com o próprio contexto, com outros textos e com seus companheiros de aprendizagem, incluindo o professor consigo mesmo e com o seu futuro.”
 
Postado por: Margarete Zibordi e Paula Mariotto
Referências:
Texto Novas tecnologias e a mediação pedagógica.
Imagens sala de aula e laboratório de informática da prefeitura de SBC.